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Educação, gênero e modernidade: um estudo sobre a educação no Brasil entre 1870 e 1910

Processo: 96/07511-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1996
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Luzia Margareth Rago
Beneficiário:Ricardo Santa Rita Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso | Educacao | Genero | Ser Social

Resumo

Esta pesquisa visa estudar a formação do ser social necessário à nova ordem socioeconômica que se desenvolveu no Brasil em fins do século XIX e início do XX. O que pretendo analisar são os vários discursos, dos diferentes atores sociais, que trazem em si um projeto de constituição de um ser social. Buscarei estudar os discursos e práticas sobre a educação de homens e mulheres entre 1870 e 1910, na cidade do Rio de Janeiro, tendo em mente que estas expressam a construção do "cidadão" necessário a nova ordem sócio-econômica que estava sendo implantada no Brasil. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Ricardo Santa Rita. Educação, genero e modernidade: discursos e praticas educacionais no Brasil entre 1870 e 1910. 2002. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.