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Controle adaptativo fuzzy do motor de indução em controle vetorial para operação em máxima eficiência

Processo: 96/10047-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1997
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2001
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Edson Bim
Beneficiário:Lino Rosell Valdenebro
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Adaptativo | Controle Vetorial | Logica Fuzzy | Maxima Eficiencia | Motor De Inducao | Redes Neurais Artificiais

Resumo

A operação da máquina de indução em condições de máxima eficiência tem recebido, nos últimos anos, considerável atenção na literatura especializada de acionamentos elétricos. Quando se adota o controle vetorial (orientação de fluxo), a estratégia de maximização da eficiência consiste em estabelecer valores de fluxo magnético que diminuam as perdas totais de energia (perdas ferro e cobre) na máquina. A formulação da lei de controle ótimo apresenta problemas de sensibilidade aos parâmetros, cujos valores são fortemente dependentes da saturação magnética e da temperatura de trabalho da máquina. Os recentes avanços na área da inteligência artificial aliados à teoria do controle adaptativo tem incentivado a aplicação dessas técnicas nos acionamentos elétricos para superar as limitações ou restrições anteriormente citadas. O objeto deste trabalho é o estudo e a implementação de um controle adaptativo utilizando Lógica Fuzzy, para otimizar a eficiência do motor de indução operando com controle vetorial. Para que esse otimizador de eficiência apresente um bom desempenho, é necessário garantir o desacoplamento das componentes de eixo direto e em quadratura da corrente de estator, no controle vetorial indireto. Com esse fim é proposto utilizar a potência de entrada do motor como um balizador da atualização do ganho do escorregamento. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALDENEBRO, Lino Rosell. Observadores adaptativos de fluxo e velocidade para motores de indução: estudo e implementação. 2001. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Campinas, SP.