Busca avançada
Ano de início
Entree

Constantes de viabilidade para sementes de dois cultivares de feijão

Processo: 01/04008-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Pesquisador responsável:Roberto Usberti
Beneficiário:Fabiana Gonçalves Francisco
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Feijao | Germinacao | Sementes

Resumo

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão (Phaseolus vulgaris L.) e a comercialização dessas sementes tem exigido a adoção de alta tecnologia para manutenção de alto grau de pureza, germinação e sanidade. A semente é um organismo vivo e, por isso, necessita que seja armazenada adequadamente, desde a colheita até o momento do plantio, de modo a conservar as suas qualidades. A velocidade de deterioração das sementes, ou seja, a perda de seu poder germinativo é geralmente muito elevada. O período em que a viabilidade pode ser mantida faz com que as pesquisas com armazenamento de sementes de espécies vegetais de interesse econômico, como é o caso do feijão, assumam caráter de extrema importância. O presente trabalho tem como objetivo estudar a viabilidade de sementes de dois cultivares de feijão (IAC ETE e JALO PRECOCE), sob condições controladas de temperatura e grau de umidade, visando à obtenção das constantes da equação de viabilidade para a espécie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCISCO, Fabiana Gonçalves. Constantes de viabilidade para sementes de feijoeiro dos cultivares Tibatã e Una. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agricola Campinas, SP.