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Estudo sobre orientação profissional: efeitos da utilização do teste BBT e da técnica R-O sobre alguns processos psicológicos implicados na escolha profissional

Processo: 95/01966-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1995
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Andre Jacquemin
Beneficiário:Ana Valeria Guelli
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Orientação vocacional   Representação profissional   Testes psicológicos   Diagnóstico psicológico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bbt | Orientacao Profissional | Representacao Profissional | R-O

Resumo

Considerando a relevância de elaboração e avaliação de estratégias metodológicas no campo da Orientação Profissional, objetiva-se neste projeto, desenvolver um estudo comparativo centrado sobre dois instrumentos diagnósticos - o Teste BBT e a técnica R-O - a fim de avaliar os efeitos da utilização destes instrumentos sobre processos psicológicos envolvidos na escolha profissional, em dois sub-grupos de adolescentes. Serão sujeitos deste estudo 30 adolescentes selecionados a partir de uma amostra casual de estudantes de segundo grau. A população será uniforme quanto à idade, sexo, nível sócio-econômico e de escolaridade. No presente estudo serão utilizados a técnica R-O e o teste BBT. Utilizar-se-á também um questionário semi-estruturado (LEGRÈS e PÉMARTIN, 1982) e a "Escala de avaliação da posição interna do jovem frente ao conflito na situação de escolha profissional" (JAPUR,1988), com a finalidade de avaliar se fazem-se presentes ou não mudanças, após a aplicação do Teste BBT e da técnica R-O, a nível de alguns aspectos das representações profissionais e de si, da natureza e grau de informação e do tipo de vínculo estabelecido com a situação de escolha profissional. Tendo por base a metodologia longitudinal, proceder-se-á a aplicação coletiva do questionário e escala em momento anterior e posterior à aplicação do Teste BBT e da técnica R-O, os quais serão aplicados individualmente a dois sub-grupos de 15 sujeitos. De posse dos resultados dos questionários, será realizada análise de conteúdo, conforme proposto por HUTEAU (1979) e LEGRÈS E PÉMARTIN (1982). Sobre os resultados da escala, far-se-á análise quantitativa e qualitativa dos dados. Será então, realizada uma análise comparativa dos dados obtidos no período anterior e posterior à aplicação dos instrumentos em estudo. (AU)

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