Busca avançada
Ano de início
Entree

Gestão da qualidade nos serviços hospitalares: estudo de casos e modelo de referência

Processo: 97/05606-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1997
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1999
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Dario Henrique Alliprandini
Beneficiário:Mário Eduardo Mieto Domingues
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Administração de serviços de saúde   Qualidade de serviço   Melhoria de qualidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gestao Da Qualidade Em Servico | Programas Da Qualidade | Servicos Hospitalares

Resumo

O setor de serviços vem sendo reconhecido como uma importante atividade econômica geradora de riquezas. Porém, geralmente, este setor deixa muito a desejar em termos de qualidade. Por isso, a empresa que se voltar para a qualidade passará a ter um diferencial competitivo em relação a seus concorrentes. A área de saúde foi talvez a última a se conscientizar sobre a importância da qualidade dos serviços prestados. Sendo assim, torna-se muito importante se estudar esse setor para que propostas viáveis e pragmáticas possam ser elaboradas, visando à melhoria dos serviços envolvidos. Desta maneira, o objetivo principal deste trabalho é estudar a gestão da qualidade nos serviços hospitalares como abordagem para ser utilizada na melhoria dos processos das empresas prestadoras, desses serviços e assim identificar requisitos para a concepção de um modelo de referência para implantação de programas da qualidade em empresas e instituições hospitalares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)