Busca avançada
Ano de início
Entree

Indução e seleção de linhagens celulares de Eucalyptus europhylla para resistência ao estresse térmico e hídrico

Processo: 02/12096-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Antonio Natal Goncalves
Beneficiário:Juliana de Oliveira Fernandes Viana
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Eucalipto   Estresse térmico   Escassez de água   Produção agrícola
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficit Hidrico | Estresse Termico | Eucalyptus Urophylla | Suspensao Celular

Resumo

O Eucalyptus urophylla e seus híbridos são amplamente empregados em nível comercial nas regiões tropicais e subtropicais, porém esses possuem alta sensibilidade ao estresse térmico e hídrico, causando perdas na produtividade, seja devido diretamente ao estresse abiótico sofrido ou às doenças resultantes da condição ambiental. Este trabalho tem como objetivo a indução e seleção de linhagens celulares dessa espécie quanto à resistência/tolerância ao estresse térmico e hídrico "in vitro", em busca de alterações que possam vir a comprometer ou a otimizar o crescimento e o desenvolvimento futuro destas árvores sob condições de temperatura alta e deficiência hídrica. Calos oriundos de hipocótilos de E. urophylla mantidos em cultura de tecidos em meio de cultura Gonçalves (1980) com 5 mg/L de Picloram serão utilizados para estabelecer os testes. A partir dos calos, será obtida cultura de células em suspensão, as quais serão submetidas a um pré-tratamento em diferentes temperaturas (25, 30, 35, 40 e 455C) por 2 horas e a uma pressão de seleção em meio Gonçalves (1980) suplantado com 20% de polietilenoglicol (PEG 6000) por 20 dias. Para avaliação deste material, serão feitas quantificações de prolina, proteína hsp e açúcares utilizando cromatografia líquida, sendo os resultados avaliados por análise multivariada utilizando técnicas de componentes principais (PCA), pela comparação de médias de acordo com a distribuição dos dados (paramétrico ou não paramétrico) e por regressão linear. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIANA, Juliana de Oliveira Fernandes. Indução e seleção de linhagens celulares de Eucalyptus urophylla para tolerância aos estresses hídrico e térmico. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.