Busca avançada
Ano de início
Entree

Conceituação das estratégias necessárias à construção de personagens sintéticos para jogos eletrônicos e estórias interativas

Processo: 01/00032-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Mario Arturo Alberto Guidi
Beneficiário:Rubens Eduardo Monteiro de Toledo
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema | Computacao Grafica | Desenho Animado | Dramaturgia | Inteligencia Artificial | Jogos Pedagogicos

Resumo

Os personagens sintéticos são criações artificiais que tem suas próprias motivações e desejos e não só podem como devem interagir com os seres humanos em tempo real. Esta capacidade de interação pressupõe a habilidade de se adaptarem e a de demonstrarem intenções, com o que conquistam a ilusão de parecerem reais. Este desejo de projetar personagens complexos deriva da constatação de que os jogos e estórias interativas, sejam de entretenimento ou educativos, fazem uso bastante restrito dos personagens sintéticos. Entretanto, o potencial destes personagens é vasto. Como aproveitaríamos atores sintéticos que reagissem como personagens reais, que aprendessem com a experiência, que tivessem personalidade e emoções, que fossem, em resumo, hábeis em captar a atenção e a reagirem às intervenções de seus interlocutores humanos? Poderíamos utilizá-los em um novo ambiente de ensino, através de jogos pedagógicos, que comprovadamente possibilitam experiências significativas, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades e competências. Ao longo deste trabalho, procuraremos soluções para o uso e representação de personagens e espaços interativos, que pressupõem o uso de formas narrativas adequadas às estas estruturas. Este projeto faz parte de uma área em rápida expansão, dadas as amplas possibilidades em tecnologia e potencial econômico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)