Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo eletrocardiográfico em cães geriátricos submetidos à anestesia geral

Processo: 00/10117-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Silvia Renata Gaido Cortopassi
Beneficiário:Andreza Conti
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anestesia   Cães   Eletrocardiografia   Isquemia miocárdica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesia | Arritimias | Caes | Eletrocardiografia | Geriatricos | Isquemia Miocardica

Resumo

O padrão eletrocardiográfico adotado durante a anestesia geral por pacientes geriátricos, muitas vezes difere morfologicamente do traçado pré-anestésico. O que não se conhece é o grau de influencia que os fármacos anestésicos exercem sobre o registro eletrocardiográfico de um paciente submetido à anestesia geral e a que ponto estas alterações eletrocardiográficas interferem na hemodinâmica deste paciente. Desta forma serão avaliados 100 cães geriátricos (a idade será considerada de acordo com o porte do animal) que serão submetidos a procedimento cirúrgico com duração entre 60 e 120 minutos, independentemente do tipo de cirurgia realizada. Os exames pré-anestésicos constarão de avaliação cardiológica, hemograma completo, mensuração sérica de uréia, creatinina, proteína total e albumina; serão feitas mensurações séricas de potássio, cálcio e magnésio antes e posterior ao procedimento anestésico. Na avaliação pré-anestésica serão avaliadas a freqüência cardíaca, a freqüência respiratória, a pressão arterial sistólica, a temperatura, o tempo de preenchimento capilar, a coloração das mucosas e a hidratação. A anestesia será realizada com fármacos comumente empregados na anestesia: fenotiazínicos, opióides, agentes dissociativos, propofol, etomidato, benzodiazepínicos, e halogenados. A monitoração trans-anestésica constará de avaliação cardíaca com emprego de eletrocardióqrafo computadorizado que nos permitirá a visualização simultânea das 10 derivações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CONTI, Andreza. Estudo eletrocardiográfico em cães geriátricos submetidos à anestesia geral. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.