Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego de CLAE-EM/EM nos estudos de transformação in vivo e in vitro de metabólitos secundários ativos da arnica-da-serra (Lychnophora ericoides Mart.)

Processo: 02/12322-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Norberto Peporine Lopes
Beneficiário:Michel David dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Analgesia   Anti-inflamatórios   Lychnophora ericoides
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Analgesica | Atividade Antiinflamatoria | Clae-Em-Em | Metaloporfirinas

Resumo

Poucas preparações vegetais brasileiras foram avaliadas científica e clinicamente para comprovar sua eficácia, benefícios potenciais e efetividade. Lychnophora ericoides Mart. (arnica da serra, endêmica no Brasil) é empregada na medicina popular sem qualquer tipo de registro no Ministério da Saúde, sendo os extratos alcoólicos/hidroalcoólicos de suas folhas e raízes comercializados para fins analgésicos e antiinflamatórios. Os estudos até agora realizados com L. ericoides demonstram a existência de compostos analgésicos e antiinflamatórios, fundamentando o uso popular da planta, embora haja a necessidade de ensaios farmacológicos complementares. O presente projeto visa realizar ensaios de metabolização in vitro das substâncias ativas da planta, empregando-se metaloporfirinas sintéticas, as quais biomimetizam as reações de metabolização realizadas pelo sistema citocromo P450. A determinação estrutural será realizada com o auxílio, principalmente, de IES-EM/EM. O banco de estruturas formado e a definição das vias de fragmentação fornecerão subsídios para a determinação estrutural (por CLAE-EM/EM) dos metabólitos formados em animais de laboratório. Finalmente, este processo será acompanhado de testes farmacológicos complementares visando fornecer dados mais completos sobre a atividade farmacológica atribuída ao fitoterápico Lychnophora ericoides. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Michel David dos. Lychnophora ericoides\' Mart: avaliação farmacológica e considerações sobre o metabolismo oxidativo das substâncias bioativas. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.