Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um método imunodiagnóstico diferencial para venenos de Bothrops atrox e Lachesis muta utilizando anticorpos monoclonais

Processo: 00/02396-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Maria Moura da Silva
Beneficiário:Mônica Colombini
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anticorpos monoclonais   Bothrops   Lachesis muta   Testes imunológicos

Resumo

Na Amazônia predominam os acidentes ofídicos por Bothrops atrox e Lachesis muta muta. Os sintomas clínicos desses acidentes são bastante semelhantes. A correta identificação do gênero envolvido em cada acidente é fundamental para a escolha da soroterapia específica e para um correto levantamento epidemiológico. O objetivo deste projeto é desenvolver um teste imunodiagnóstico diferencial entre essas duas espécies de serpentes utilizando anticorpos monoclonais. Durante o mestrado, estudamos as variabilidades intra e inter-espécie para ambas espécies de serpentes a fim de selecionar antígenos não compartilhados entre estes venenos, utilizados na obtenção de anticorpos monoclonais espécie-específicos. Obtivemos seis clones secretores de anticorpos monoclonais específicos para o veneno de L. m. muta e quatro para o veneno de B. atrox. Estes anticorpos serão utilizados durante o doutorado na padronização de um ELISA diferencial para discriminar e quantificar venenos em soro de pacientes picados por serpentes da Região Norte do Brasil. A partir disto, este teste será otimizado para a obtenção de um ELISA rápido ou dot-blot ELISA. O teste será inicialmente avaliado utilizando amostras de soro de 60 pacientes envolvidos em acidentes ofídicos no estado do Pará, que participam de um estudo clínico sobre eficácia da soroterapia nesta região, do qual nosso laboratório participa ativamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLOMBINI, Mônica. Reatividade antigênica cruzada entre os venenos de Bothrops atrox e Lachesis muta muta e desenvolvimento de um teste imunoenzimático diferencial para acidentes causados por essas serpentes. 2003. 111 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.