O discurso indireto livre e cinema político: Brasil e Itália (1964-1967)
Tempo e Devir em Convulsão: Dimensões da História no cinema de Glauber Rocha(1964-...
Um estudo a respeito da relacao entre forma e conteudo em teorema, de pier paolo p...
Processo: | 98/00285-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de abril de 1998 |
Data de Término da vigência: | 31 de março de 2002 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema |
Pesquisador responsável: | Ismail Norberto Xavier |
Beneficiário: | Duvaldo Bamonte |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Cultura (sociologia) Cinema brasileiro Cineastas |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Cinema | Cultura | Glauber Rocha | Politica |
Resumo O projeto tem como objetivo pontuar e analisar os elos de intersecção que Pier Paolo Pasolini e Glauber Rocha estabeleceram entre cultura e política, entre cinema e sociedade. Nos dois autores a existência de um traço recorrente, a referência ao fazer cinematográfico como exercício de pensar/equacionar a cultura contemporânea e, por conseguinte, repensar o papel exercido pelo autor/intelectual nos domínios desse horizonte, entrecortado, em sua raiz, pelo domínio político (cultura/cinema que era, também, forma de luta política, estética que era, portanto, manifesto político). O corpo documental é formado por parte da produção filmográfica e pelas notas sobre cultura contemporânea que, em diferentes momentos, produziram. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |