Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da função de KEAA no controle do crescimento, desenvolvimento e resposta a estresses em Dictyostelium discoideum

Processo: 02/01720-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Glaucia Mendes Souza
Beneficiário:Raquel Bagattini
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/07390-0 - Cooperation for Analysis of Gene Expression - CAGE, AP.TEM
Assunto(s):Ciclo celular   Dictyostelium   Transdução de sinais   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo Celular | Desenvolvimento | Dicyostelium | Estresse | Expressao Genica | Transducao De Sinal

Resumo

O ciclo de vida de Dictyostelium discoideum é composto de duas fases independentes. Durante o crescimento vegetativo, amebas crescem isoladas até que a fonte de nutrientes seja esgotada o que induz a parada do crescimento. A carência nutricional induz a entrada num programa de desenvolvimento, que incluí a agregação das células e a formação de um organismo multicelular. A proteína quinase YakA é responsável pela indução da parada do crescimento e a ativação do processo de desenvolvimento. Com o objetivo de isolarmos outros componetes da via regulada pela yakA supressores do defeito de agregação e da morte induzida por estresse oxidativo do mutante yakA foram isolados e identificados. Um dos supressores obtidos foi keaA, um gene similar ao Keap1 de camundongo, uma proteína que interage com o fator de transcrição Nrf2, regulando sua atividade. O fator de transcrição Nrf2 regula a expressão induzida de enzimas detoxificadoras em camundongo. Um mutante nulo keaA foi obtido e mostrado ser deficiente no crescimento e agregação indicando que este gene participa de um ramo comum na via que regula este processo. O objetivo deste projeto é a confirmação do papel deste gene no controle do ciclo celular, desenvolvimento e resposta a estresses analisando-se o defeito da sua super-expressão e determinando a sua localização intracelular. Será também avaliado o padrão de expressão das células estressadas por microarrays de DNA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BAGATTINI, Raquel. Estudo da função de keaA no controle do crescimento, desenvolvimento e resposta a estresses em Dictyostelium discoideum. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.