Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do ritonavir (norvir) na biodisponibilidade da carbamazepina (tegretol) em voluntarios masculinos sadios.

Processo: 98/02790-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1998
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2000
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Clínica
Pesquisador responsável:Gilberto de Nucci
Beneficiário:Flavio Koizumi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O ritonavir, fármaco antiretroviral usado na terapêutica de pacientes HIV soropositivos, é um inibidor do metabolismo hepático mediado pelas isoformas microssomais humanas CYP3A, CYP2D6 e CYP2C9/10. A carbamazepina, anticonvulsivante metabolizado predominantemente por essas isoformas do sistema microssomal, tem uso clínico em patologias como a polineuropatia periférica em pacientes acometidos pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), em humanos. O objetivo deste estudo é verificar a influência do ritonavir (ABT 538, Norvir) na biodisponibilidade da carbamazepina (Tegretol) em voluntários masculinos sadios. Para tanto, serão estudadas 24 voluntários sadios em dois ensaios, com intervalo ("washout") de 30 dias. Na primeira internação (36 h), 4 dias após administração de ritonavir (600 mg/dia), os voluntários receberão carbamazepina, em dose única (200 mg). Amostras de sangue (12 x 5ml) serão coletadas durante 7 dias. Na segunda internação (36 h), os voluntários receberão somente carbamazepina (200 mg, dose única) e as coletas seguirão o mesmo protocolo acima. A concentração sérica da carbamazepina será determinada por cromatografia líquida de alta performance (HPLC) com detecção de ultravioleta. Serão calculadas concentração máxima atingida (Cmax), tempo para atingir a concentração máxima (Tmax) e a área sobre a curva durante 144 horas (AUC0-144). Testes paramétricos e não-paramétricos serão utilizados para comparar as médias dos resultados obtidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KOIZUMI, Flavio. Influencia do ritonavir (Norvir) na biodisponibilidade da carbamazepina (Tegretol) em voluntarios masculinos sadios. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.