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Ambiente familiar e competência social da criança no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo longitudinal

Processo: 01/11201-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Edna Maria Marturano
Beneficiário:Marlene de Cássia Trivellato Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/12301-6 - Fatores de risco e proteção na idade escolar, AP.TEM
Assunto(s):Rendimento escolar   Família   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competencia Social | Crianca | Desempenho Escolar | Familia | Stress Escolar

Resumo

Entre as tarefas de desenvolvimento da meninice destacam-se os desafios a serem enfrentados pelo escolar, que incluem desempenho acadêmico e a competência nas relações interpessoais. O ingresso no ensino fundamental constitui um ponto de transição importante, que pode levar indivíduos vulneráveis a manifestarem problemas emocionais e/ou de comportamento. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo detectar influências do ambiente familiar e de características pessoais na resposta da criança à transição para o ensino fundamental. Para alcançar o objetivo, o estudo tem um delineamento longitudinal, em que características pessoais e familiares consideradas relevantes para o desempenho e o ajustamento escolar, são avaliadas no início da primeira série, e as medidas de stress escolar, desempenho acadêmico e competência nas relações interpessoais são obtidas no final do ano letivo. Participam deste estudo 60 crianças de ambos os sexos, com idade de seis a oito anos, que estejam cursando pela primeira vez a primeira série do ensino fundamental, em uma escola municipal da periferia da cidade de Ribeirão Preto. O ambiente familiar será investigado quanto a recursos e adversidade e as crianças serão avaliadas quanto às competências nas relações interpessoais, problemas de comportamento, nível intelectual, desempenho escolar e stress escolar. A coleta de dados será feita através de roteiro de entrevista, escalas e testes. (AU)

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