Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia e manejo de bromélias epifíticas em sistemas de manejo de florestas de caixeta

Processo: 00/09147-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2001
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Manejo Florestal
Pesquisador responsável:Virgilio Mauricio Viana
Beneficiário:Mariana Aparecida Carvalhaes
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Tabebuia   Bromeliaceae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bromeliaceae | Caixeta | Epifitas | Floresta Sobre A Restinga | Manejo | Residuo Nao Madeireiro

Resumo

Os caixetais ou florestas de caixeta (Tabebuia cassinoides (Lam.) DC), restritas às planícies arenosas paludosas do litoral brasileiro, apresentam duas importantes características fisionômicas: o aspecto homogêneo da floresta devido à grande abundância da caixeta, e a presença de epífitas, especialmente bromélias, que se desenvolvem em seus troncos e copas de forma marcante. Atualmente, o manejo das florestas de caixeta é permitida apenas mediante plano de manejo aprovado e autorizado pelo DEPRN/IBAMA, havendo necessidade de estudos que subsidiem o desenvolvimento de sistemas de manejo conciliando a preservação das florestas de caixeta e a utilização de seus recursos. Um dos fatores que contribui para a baixa produtividade do sistema tradicional de manejo das florestas de caixeta é a sua ineficiência no aproveitamento de recursos não madeireiros, passíveis de utilização. Na prática atual de manejo, as epífitas são deixadas na floresta onde morrem pelo corte de seu suporte e por outros danos decorrentes da colheita. Este trabalho realizará análises qualitativa e quantitativa de um recurso não madeireiro não incluído no sistema de manejo atual, as bromélias epífitas, abundantes nestas formações florestais. Desta forma, pretende-se aumentar a produtividade do manejo e criar estímulos para a conservação das florestas de caixeta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHAES, Mariana Aparecida. Florística, riqueza e abundância de bromélias epífitas e o manejo de florestas de caixeta, Iguape, São Paulo. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.