Busca avançada
Ano de início
Entree

Familia e escola na educacao infantil: analise das representacoes e das praticas educativas de pais e de professores.

Processo: 98/04705-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1998
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Geraldo Romanelli
Beneficiário:Marcia Cristina Argenti Perez
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Representações sociais   Educação   Família   Escolas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Escola | Familia | Representacoes Sociais

Resumo

Este projeto tem como objetivo investigar o processo educativo de crianças em idade escolar, nos universos da família e da escola, a partir de representações sociais presentes no discurso dos agentes desse processo (pais, responsáveis e professores), e de algumas práticas educativas referentes à escolarização da criança. Planeja-se realizar essa pesquisa em duas classes de terceira série do primeiro grau em uma escola pública na cidade de Araraquara/S.P., que atenda crianças provenientes de famílias das classes populares urbanas. A pesquisa procurará analisar as finalidades atribuídas a cada instituição, visando discutir significações, continuidades, descontinuidades, rupturas e ambigüidades, no processo educativo desenvolvido no interior dessas duas instituições. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)