Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao de alguns poluentes organicos persistentes (bifenilos policlorados e pesticidas organoclorados) no composto de residuos solidos urbanos.

Processo: 01/11876-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Mary Rosa Rodrigues de Marchi
Beneficiário:Carolina Lourencetti
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Bifenilos policlorados   Métodos de análise
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bifenilos Policlorados | Metodologia Analitica

Resumo

A compostagem da matéria orgânica proveniente dos resíduos sólidos urbanos (mais de 50%) desde que bem conduzida pode contribuir de forma importante para a diminuição do montante de resíduos destinados aos aterros sanitários cada vez mais problemático no Brasil e em outros países. A qualidade do composto final, que vem sendo comercializado com fins agrícolas para o melhoramento do solo, deve ser controlada, devido ao fato deste composto ser laçado ao ambiente e também por causa da exposição das pessoas, principalmente trabalhadores agrícolas, que possam ter contato com este produto. O controle da presença de contaminantes orgânicos persistentes (POPs) é um fator importante para determinar a qualidade deste composto orgânico. Estes contaminantes podem aparecer no composto devido a sua elevada estabilidade e fácil dispersão no ambiente. Diversas metodologias tem sido desenvolvidas para a determinação de compostos organoclorados em diferentes matrizes. Neste projeto pretende-se adaptar, otimizar e validar uma metodologia rápida e simples para a determinação de alguns poluentes orgânicos persistentes tais como os bifenilos policlorados e pesticidas organoclorados em composto de resíduo sólido doméstico avaliando posteriormente os compostos orgânicos de algumas Usinas de Compostagem do estado de São Paulo quanto à presença destes poluentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOURENCETTI, Carolina. Resíduos de pesticidas organoclorados e bifenilas policloradas em compostos de resíduos sólidos urbanos: metodologia e aplicação. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Química. Araraquara Araraquara.