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A ficcao e o mercado editorial paulista no periodo 1990-1996.

Processo: 97/05076-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1997
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia do Conhecimento
Pesquisador responsável:Maria Arminda Do Nascimento Arruda
Beneficiário:Adriana Thomazotti Claro Roberto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Mercado editorial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campo Literario | Ficacao | Mercado Editorial | Sao Paulo

Resumo

No universo da produção de literatura, pode-se dizer de uma obra que seja fruto de uma interação dada entre público e autor. Todavia, é possível que esta interação não ocorra plenamente no campo literário, ou pelo menos não o faça de forma direta, sendo mediada pela ação de editores, críticos, divulgadores: desta maneira, o mercado de livros seria pré-formado, isto é, nas instâncias de produção e crítica seriam determinadas as escolhas (e mesmo certa consagração) das obras que serão consumidas pelo público. Perguntamo-nos, frente a estas considerações, em que medida o editor que, no Brasil, construiu-se como figura engajada no desenvolvimento intelectual do país, rende-se à lógica do mercado e busca manter um perfil de publicações em acordo com perspectivas empresarialmente formadas. (AU)

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