Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma avaliação de programas de treinamento para pais e professores, intervenção comportamental para indivíduos com autismo

Processo: 00/08381-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Maria Amalia Pie Abib Andery
Beneficiário:Daniela Fadigas de Souza Fazzio
Instituição Sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Treinamento de pais   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Comportamento | Autismo | Treinamento De Pais

Resumo

Manuais de treinamento para pais e professores em intervenção comportamental para indivíduos com autismo, em forma de livro, comercialmente disponíveis, serão avaliados. Através da leitura do material serão propostas categorias de análise critérios de avaliação em relação a: apresentação da abordagem comportamental, descrição do transtorno autismo, intervenção em termos de preparação e prática, uso de termos técnicos, uso de exemplos práticos, e oferta de material adicional. Será destacada a importância deste tipo de material como forma de promover ação mais ampla da Análise do Comportamento no tratamento de indivíduos com autismo, assim como a questão da generalização de resultados obtidos em ambientes institucionais para o ambiente natural dos indivíduos através do treinamento de agentes sociais mais relevantes presentes no ambiente natural desses indivíduos. A seleção prévia de livros inclui 5 títulos, porém será ampliada após finalizada a fase de seleção do material. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)