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A palavra extinta: a escritura de silêncios em "o ovo e a galinha" de Clarice Lispector e worstward HO de Samuel Beckett

Processo: 97/14220-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2000
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Regina Lúcia Pontieri
Beneficiário:Julio Augusto Xavier Galharte
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura brasileira   Conto   Criação literária   Silêncio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clarice | Escritura | Lispector | Samuel Beckett | Silencio

Resumo

Deseja-se analisar O ovo e a galinha, de Clarice Lispector, e Worstward ho, de Samuel Beckett, observando os desdobramentos de silêncio e palavra principalmente enquanto instrumentos usados pelo narrador autoconsciente para se referir ao seu processo criativo. Na verdade, quer-se estudar o que é escrever para os escritores, através destes dois textos fictícios, analisando as possíveis coincidências com os depoimentos de seus autores sobre o fazer literário. Assim, os textos serão analisados enquanto linguagem e enquanto possibilidade mediada de expressão dos sentimentos do escritor diante dos problemas emergentes do escrever dentro de um contexto histórico em que se discute, por exemplo, a crise da palavra. A principal razão para se escolher como tema de estudo a relação entre criar e silenciar é a observação de que, quando os narradores e escritores referem-se ao escrever, é quase inevitável sua menção ao silêncio, pois, na sua tentativa de expressar verbalmente o que é o processo criativo dão-se conta da precariedade do mediador - a palavra - que utilizam, vendo, então, na valorização e referência insistente ao silêncio inerente a ela, uma das possíveis maneiras de expressar o que é o escrever, criar. Neste contexto, será dedicada especial atenção aos conflitos dos narradores entre a continuidade ou a interrupção da escrita traduzidos nas diversas alusões à sua dificuldade e ao mesmo tempo da necessidade de dar prosseguimento a ela. Será estudada, também, a busca da falha/fracasso na linguagem, o indizível/inominável, a não palavra - propostas e termas em comum não só dos dois narradores como também dos dois escritores - atentando não só para as convergências destas metas escriturais mas principalmente para as divergências reveladas nos trajetos que leva a elas. O estilo, o trabalho com a forma e com o conteúdo bem como as técnicas empregadas na feitura dos textos de análise serão detidamente observados. (AU)

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