Busca avançada
Ano de início
Entree

As representações na mídia eletrônica de latino-americanos nos Estados Unidos da América: a tecnologia como força de integração e de (re)produção de diferenças

Processo: 00/06817-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Laymert Garcia dos Santos
Beneficiário:Paulo Roberto Tremacoldi
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia da comunicação   Televisão   Globalização   Internet   Estados Unidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estados Unidos | Globalizacao | Internet | Tecnologias De Comunicacao | Televisao

Resumo

Este projeto parte da idéia central de que estamos vivendo um 'capitalismo global de informação' que, enquanto conceito, é composto de dois níveis de análise. Primeiramente, um macro-estrutural, que dá conta de uma bipolarização entre uma potência homogeneizante e integradora e potências minoritárias fragmentadoras. Em segundo lugar, um nível que contempla a sub-diferenciação e o movimento dialético dentro desses próprios grandes pólos. Sendo assim, a tecnologia é vista aqui como, primordialmente, um instrumento político-ideológico do pólo integrador, que, de forma secundária, poderia operar também favoravelmente ao pólo fragmentador. Baseado nesse referencial, proponho, então, a observação na mídia eletrônica dos Estados Unidos das representações acerca de imigrantes de origem latino-americana naquele país. De um lado, mídia e imigrantes serão vistos como forças de integração e fragmentação, respectivamente. De outro lado, cada uma dessas forças será vista, também, como esferas dotadas de múltiplos níveis de significados e efeitos. Portanto, observarei os produtos da mídia levando em conta tanto seu lado de agente de mobilização 'tecno-ideológica', ou seja, de produtos da indústria cultural, quanto seu possível lado dissonante desse princípio inicial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TREMACOLDI, Paulo Roberto. Midia e imigrantes latino-americanos nos Estados Unidos: uma relação de forças. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.