Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao a curto e medio prazo de areas nao polimerizadas de tres cimentos resinosos com diferentes modos de polimerizacao, empregados na cimentacao de pinos intra-radiculares de fibra de vidro.

Processo: 02/11035-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Pegoraro
Beneficiário:Estevam Augusto Bonfante
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cimentos de resina   Grau de conversão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cimentos Resinosos | Grau De Conversao | Metil Etil Ketona (Mek) | Pinos De Fibra De Vidro

Resumo

O agente cimentante tem por finalidade reter o pino intra-radicular e dissipar tensões entre este e a raiz. A presença de bolhas ou áreas não polimerizadas do cimento pode comprometer a eficiência do conjunto, pois pode desencadear e/ou propagar tensões, causando fadiga na linha de cimento e descimentação da restauração. A avaliação e quantificação dessas áreas não polimerizadas é importante para orientar o profissional a indicar e escolher cimentos resinosos para cimentação de pinos intra-radiculares. Assim, o objetivo deste trabalho será o de quantificar a curto e médio prazo áreas não polimerizadas de três cimentos resinosos (com diferentes modos de polimerização:autopolimerizável, fotopolimerizável e dual), empregados na cimentação de pinos de fibra de vidro. Serão utilizados 40 dentes incisivos bovinos para a cimentação de pinos Fibrekor com cimento resinoso autopolimerizável (Bistite), dual (Variolink II e Enforce) e fotopolimerizável (Enforce). Os espécimes serão seccionados no sentido longitudinal para obtenção de fatias com 1mm de espessura que serão imersas em solvente (MEK) durante 60' para remoção da parte não polimerizada da resina (curto prazo). A avaliação quantitativa dessas áreas será feita em microscopia ótica. Em seguida, os espécimes serão mantidos em água destilada a 37ºC, durante 3 meses e, em seguida, imersos em solvente. Assim, será possível avaliar a médio prazo o efeito da umidade na deterioração do cimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONFANTE‚ E.A.; PEGORARO‚ L.F.; DE GÓES‚ M.F.; CARVALHO‚ R.M.. SEM observation of the bond integrity of fiber-reinforced composite posts cemented into root canals. Dental Materials, v. 24, n. 4, p. 483-491, . (02/11035-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONFANTE, Estevam Augusto. Avaliação quantitativa da continuidade da interface cimento/dentina de cimentos resinosos com diferentes modos de polimerização empregados na cimentação de pinos de fibra de vidro. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.