Busca avançada
Ano de início
Entree

O imaginario do/sobre o negro na literatura infantil e juvenil: um outro olhar.

Processo: 00/02933-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Sanchez Teixeira
Beneficiário:Andreia Lisboa de Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura   Estereotipagem   Imaginário   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Estereotipos | Imaginario | Leitura | Literatura | Representacao Do Negro

Resumo

Este projeto visa estudar a representação do negro na literatura infantil e juvenil, buscando identificar, nas estruturas das narrativas, bem como nas ilustrações, as imagens que contribuem para manter ou romper com o paradigma etnocêntrico, ou seja, se mantém ou não estereótipos. Com essa pesquisa pretendo avaliar o impacto dessas obras sobre os alunos do ensino fundamental II e avaliar se através da leitura das mesmas houve mudanças no modo de os alunos representarem e se relacionarem com a questão étnico-racial. Considerando que os estereótipos, as crenças e valores que codificam as atitudes etnocêntricas se enraízam no imaginário, este estudo se fundamenta na Teoria Gera do Imaginário de Gilbert Durand, a partir do qual será possível desvelar o papel da sensibilidade na formação de conceitos e preconceitos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)