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A construção da noção de tempo e o autismo

Processo: 01/11921-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Francisco Baptista Assumpcao Junior
Beneficiário:Patricia Ribeiro Zukauskas
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Percepção de tempo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audismo De Alto Funcionamento | Nocao De Tempo | Tempo Vivido

Resumo

Este estudo aborda o processo de aquisição da Noção de Tempo em sujeitos portadores de Autismo com alto-nível de funcionamento. Considerando que o reconhecimento do Tempo, envolve a identificação e elaboração de elementos objetivos (tempo físico) e subjetivos (tempo vivido) e faz parte do processo de desenvolvimento infantil, procura-se investigar qual a forma de concepção que é efetuada por está população caracterizada por alterações de desenvolvimento. Em fase inicial deste estudo (em nível de mestrado) constatou-se déficits mais discrepantes associados à noção de tempo vivido. Assim, pretende-se dar continuidade ao estudo (em nível de doutorado) retomando a coleta de novos dados, com a introdução de outros instrumentos implantando-se uma metodologia complementar, e avaliar mais especificamente tais déficits visando identificar qual o perfil de processamento de informações envolvido na compreensão de tempo desta população específica. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZUKAUSKAS, Patricia Ribeiro. A temporalidade e a síndrome de Asperger. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.