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Avaliacao das condicoes escolares para o desenvolvimento de habilidades sociais em criancas com retardo mental.

Processo: 98/15347-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1999
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Maria Vera Lucia Barbosa Kleijn
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Retardo mental   Habilidades sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condicoes De Ensino | Habilidades Sociais | Retardo Mental

Resumo

No conceito de retardo mental pode-se verificar que praticamente todas as condutas adaptativas envolvem habilidades de relacionamento interpessoal, o que toma importante o desenvolvimento interpessoal para as crianças com retardo mental. A promoção de habilidades sociais em ambiente institucional depende da identificação e planejamento de múltiplas condições e necessidades educativas. Dada a carência de estudos nessa área em nosso meio, este projeto tem como objetivo caracterizar as necessidades educativas (repertório interpessoal das crianças) e as condições educativas existentes e necessárias em uma Instituição para a implementação de objetivos de desenvolvimento interpessoal no currículo escolar. Os dados serão coletados em duas classes de 1ª séries para crianças com retardo mental, através de observações, filmagens, inventário e entrevistas. (AU)

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