Busca avançada
Ano de início
Entree

Os processos de transformação de aerossóis em núcleos de condensação de nuvens na Amazônia, e a influência dos aerossóis orgânicos secundários

Processo: 02/07835-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Paulo Eduardo Artaxo Netto
Beneficiário:Luciana Varanda Rizzo
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atmosfera   Material particulado   Queimada   Aerossóis   Compostos orgânicos voláteis   Mudança climática

Resumo

Pretendemos investigar os mecanismos de transformação de partículas de aerossóis da Amazônia em núcleos de condensação de nuvens, e analisar seus efeitos no ecossistema, tanto do ponto de vista de mecanismos naturais como pelas emissões de queimadas. Pela sua abundância (80% em massa), as partículas orgânicas desempenham um papel importante, mas ainda pouco estudado, nos processos de formação de nuvens na região. Iremos medir e modelar os processos naturais de ativação de CCN na Amazônia, incluindo os efeitos dos compostos orgânicos, além dos inorgânicos. Serão realizadas medidas detalhadas de propriedades físicas e químicas de aerossóis atmosféricos, assim como medidas do espectro de ativação de CCN em função da supersaturação. A formação de aerossóis orgânicos biogênicos será investigada com o auxílio de novas técnicas de medidas de fluxos de aerossóis e compostos orgânicos. Técnicas de medidas de fluxos de vórtices turbulentos serão aplicadas a compostos terpenóides, a outros compostos orgânicos voláteis (VOCs) e a partículas de aerossóis simultaneamente. Será utilizado um sistema de eddy correlation acoplado a um "Proton Transfer Reaction Mass Spectrometer" para a medida de fluxos de VOCs, em particular terpenos, e um "Condensation Nucleus Counter" (CPC 3010 da TSI) acoplado à um contador rápido de aerossóis a laser (Lasair II da PMS). Técnicas de medidas de fluxos por gradiente e perfil vertical serão também utilizados. Medidas serão feitas em... (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUCIANA VARANDA RIZZO. \"Os fluxos turbulentos de partículas e de compostos orgânicos voláteis, e a distribuição vertical de aerossóis na baixa troposfera da Amazônia\". 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.