Busca avançada
Ano de início
Entree

Exposicao ao eter e corticoide: influencia em parametros reprodutivos e em aspectos farmacologicos da musculatura lisa genital acessoria masculina, em ratos.

Processo: 00/02173-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Oduvaldo Câmara Marques Pereira
Beneficiário:Arielle Cristina Arena
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos   Acetilcolina   Éter

Resumo

Antes do processo de diferenciação, o hipotálamo de mamíferos está intrinsicamente organizado do tipo "feminino", o que determina na vida adulta um padrão cíclico de gonadotrofinas e comportamento sexual de fêmea. No macho, o hipotálamo precisa ser masculinizado para que apareça o padrão tônico de gonadotrofinas e o comportamento sexual masculino. Para isso, ocorre um aumento nos níveis de testosterona plasmática em ratos machos durante as primeiras duas horas após o nascimento, o que é importante para o processo de diferenciação sexual. A exposição perinatal ao éter parece suprimir o pico de testosterona pós-natal em ratos machos. Assim, torna-se interessante verificar as possíveis implicações quando da supressão de testosterona perinatal, no desenvolvimento e comportamento sexual destes animais ao atingirem a idade adulta. Outro objetivo do presente trabalho consistirá em estudar a possível repercussão do corticóide no final da gestação, período este correspondente àquele em que se usa corticóides em mulheres grávidas com ameaça de parto prematuro, através da análise de alguns parâmetros reprodutivos e respostas farmacológicas da musculatura lisa genital acessória masculina a drogas parassimpatomiméticas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARENA, Arielle Cristina. Exposição perinatal ao éter e ao corticóide em ratos: influência em parâmetros reprodutivos e aspectos farmacológicos da musculatura lisa genital acessória masculina. 2002. 72 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Instituto de Biociências São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.