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A inserção da criança portadora de paralisa cerebral na creche e/ou pré-escola

Processo: 97/13057-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1998
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira
Beneficiário:Claudia Helena Diogenes Yazlle
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Integração social   Paralisia cerebral   Pessoas com deficiência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Deficiencia | Integracao | Paralisa Cerebral | Socio-Historico

Resumo

Este projeto tem por objetivo investigar o processo inserção de duas crianças portadora s de paralisia cerebral em creche e/ou pré-escola em ribeirão preto, através da "rede de significações na qual se dá o processo de adaptação da criança, da mãe e da educadora na creche". Busca compreender a complexa rede de significações em que se dá este processo, de forma a evidenciar as significações mais presentes para as famílias, os educadores e os profissionais de saúde. Para tanto, serão realizadas entrevistas com os pais, as educadoras e os profissionais de saúde das crianças, e observações da criança em seu grupo pré-escolar. Os registros das observações serão analisados quantitativamente e as entrevistas, através da análise de conteúdo. Busca-se assim, reelaborar uma representação esquemática e uma análise do processo que contribua para a formação de profissionais e para a inserção da criança portadora de paralisia cerebral na pré-escola. (AU)

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