Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de glicoalcalóides em batatas in natura e processadas

Processo: 99/08476-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Maria Cecilia de Figueiredo Toledo
Beneficiário:Rita Margarete Donato Machado
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Batata   Solanina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Batata | Chaconina | Clae | Glicoalcaloides | Solanina

Resumo

A batata é a principal hortaliça cultivada no Brasil, constituindo-se numa das mais importantes fontes de alimento em decorrência de sua disponibilidade e características nutricionais. Entretanto, deve-se atentar ao fato de que membros da família Solanaceae produzem compostos potencialmente tóxicos durante crescimento e após colheita, sendo estruturalmente denominados glicoalcalóides esteroidais. Os principais glicoalcalóides presentes em batatas são a- solanina e a-chaconina, ambas formas glicosiladas do alcalóide esteroidal solanidina. Em vista da contínua variação genética entre os cultivares de batata, das condições inadequadas ainda existentes de colheita e armazenamento e da falta de estudos, toma-se importante o estudo do teor de glicoalcalóides em batatas cruas e processadas usualmente comercializadas no mercado nacional, de forma a possibilitar a avaliação da exposição do consumidor brasileiro a estes alcalóides. Será empregada a técnica de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) para determinação de glicoalcalóides em batatas in natura e processadas comercializadas na região de Campinas, Estado de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RITA MARGARETE D. MACHADO; MARIA CECÍLIA F. TOLEDO. Determinação de glicoalcalóides em batatas in natura (Solanum Tuberosum L.) comercializadas na cidade de Campinas, Estado de São Paulo. FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 24, n. 1, p. 47-52, . (99/08476-5)
MACHADO‚ R.; TOLEDO‚ M.C.F.; GARCIA‚ L.C.. Effect of light and temperature on the formation of glycoalkaloids in potato tubers. FOOD CONTROL, v. 18, n. 5, p. 503-508, . (99/08476-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACHADO, Rita Margarete Donato. Determinação de glicoalcaloides em batatas in natura: efeito da luz e temperatura. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.