Busca avançada
Ano de início
Entree

A regionalização no período técnico científico informacional: a Região Metropolitana de Campinas

Processo: 02/11020-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Adélia Aparecida de Souza
Beneficiário:Mariana Vercesi de Albuquerque
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Planejamento | Regiao | Territorio Usado

Resumo

A Região Metropolitana de Campinas foi criada (em 2000) para favorecer as políticas de planejamento do Estado, no sentido de aprofundar as especializações produtivas do território. No caso dessa região, a especialização está ligada à extensão das atividades que constituem o tecnopólo campineiro. A região pretende consolidar um tecnopólo regional, especializado na produção de alta tecnologia, ligada aos setores de telecomunicações e informática, química fina e petroquímica, biotecnologia, alimentos, mecânico e automobilístico e agropecuário moderno. Cada um de seus municípios está se especializando em atividades produtivas de um ou alguns desses setores de alta tecnologia. Esse processo acarreta na maior especialização produtiva do território regional, ou seja, na organização e uso do território cada vez mais voltados para essas especialidades. Dessa forma, a região sofre uma dinâmica de produção de espaços luminosos e opacos cada vez mais acelerada e aprofundada, o que acaba resultando num processo dialético de inclusão e exclusão sócio-espaciais dos processos regionais de uso e organização do território que deram origem à Região Metropolitana de Campinas: a consolidação do tecnopólo regional. A pesquisa tem por objetivo estudar esse processo recente de especializações produtivas no território brasileiro, através de análises sobre a atual dinâmica de produção desses espaços luminosos (especializados) e opacos na Região Metropolitana de Campinas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALBUQUERQUE, Mariana Vercesi de. Território usado e saúde: respostas do Sistema Único de Saúde à situação geográfica de metropolização em Campinas - SP. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.