Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao cognitiva assistida de criancas com indicacao de dificuldades de aprendizagem escolar e deficiencia mental.

Processo: 96/05058-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1996
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Martins Linhares
Beneficiário:Margaret Rose Santa Maria Mengel
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Assistida | Avaliacao Cognitiva | Avaliacao Interativa | Deficiencia Mental | Dificuldade De Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar aspectos do funcionamento cognitivo, dentro de uma abordagem de avaliação assistida, de crianças encaminhadas para atendimento psicológico com indicação de problema de aprendizagem escolar e deficiência mental. A amostra será constituída por 30 crianças de 8 a 11 anos, de 1ª e 2ª série, encaminhadas a um Ambulatório de Psicologia Infantil com queixa de dificuldade de aprendizagem e classificadas como Deficiência Mental Leve. Será utilizado um procedimento de avaliação assistida, que inclui um suporte instrucional, temporário e ajustável ao desempenho da criança, em tarefas de perguntas de busca e raciocínio de exclusão de alternativas e de pensamento analógico. A estruturação da avaliação seguirá o delineamento: pré-treino, assistência, pós-treino e transferência. Com base em indicadores de cada tarefa será realizada uma análise comparativa do desempenho dos sujeitos nas diferentes fases. Pretende-se identificar as estratégias de solução utilizadas, possíveis mudanças no desempenho com a assistência, e generalização das estratégias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENGEL, Margaret Rose Santa Maria. Avaliação Cognitiva Assistida de Crianças com Indicação de Dificuldade de Aprendizagem Escolar e Deficiência Mental.. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.