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Grupo de espera recreativo na clinica-escola do instituto de psicologia da universidade de sao paulo, uma alternativa de atendimento, uma forma de avaliacao diagnostica.

Processo: 97/13611-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Beneficiário:Fabiana Ferreira Guerrelhas
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Espera Recreativo | Clinica - Escola | Desistencia

Resumo

Este trabalho faz parte do projeto temático, "Novas Formas de Atendimento Comportamental em uma Clínica-escola de São Pauta". Tem como objetivo geral a busca de novas formas de atuação nas clínicas-escola e avaliação da eficácia de seus atendimentos já que pesquisas nesta área tem relatado a pouca efetividade dos serviços prestados em relação à satisfação das demandas da comunidade e um alto índice de evasão devido à impossibilidade de pronto atendimento. Uma das alternativas levantadas como resolução deste problema seria a criação do grupo de espera recreativo (GER). O projeto de pesquisa deverá proporcionar a criação de GER, compostos por crianças que se Inscreveram na clínica-escola do IP-USP e que encontram-se em espera por psicodiagnóstico, ludoterapia e terapia psicomotora. A metodologia da pesquisa pressupõe a aplicação de questionários aos pais das crianças (CBCL - Achembah, 1991) antes e após a intervenção, ou seja, quando as crianças se inscrevem na clínica e após o encaminhamento. A coordenadora do grupo responderá também um questionário (DOF - Achembah, 1991) que permitirá a confrontação de dados e enriquecimento da análise qualitativa. Um dos objetivos do trabalho é oferecer dados de diagnóstico ao estagiário que irá acompanhar o caso. As sessões dos GER deverão ser filmadas para que possa haver uma análise posterior ao atendimento. A observação da interação entre os membros do grupo poderá enriquecer, confirmar ou até contradizer a queixa relatada pelos pais na entrevista de triagem e respostas aos questionários. A observação minuciosa do comportamento è o primeiro passo para a compreensão funcional do caso que se apresenta que consiste na identificação de variáveis das quais o comportamento do cliente é função. (AU)

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