Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição, dieta e ecomorfologia das espécies de peixes no sistema do Ribeirão Grande, no município de Pindamonhangaba, SP

Processo: 00/10178-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Francisco Manoel de Souza Braga
Beneficiário:Pedro de Moraes Andrade
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Distribuição espacial   Peixes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distribuicao Espacial | Diversidade | Ecomorfologia | Peixes

Resumo

As assembléias de peixes são influenciadas por fatores que operam em diferentes escalas espaço-temporais. Desta maneira, um sistema lótico pode ser concebido como uma hierarquia de sistemas abrangendo desde a bacia de um rio até microhabitats. Numa escala intermediária se encontram os riachos com suas diferentes zonas. Características ambientais e bióticas afetam a composição de assembléias de peixes de maneira distinta nas diferentes zonas de um rio e um padrão importante em sistemas lóticos é a distribuição longitudinal de variáveis bióticas e abióticas. No contexto de variação longitudinal na composição das assembléias, será verificado se as espécies formam grupos coesos ao longo do sistema de um rio e se a dieta destas espécies e a zona do rio em que foram coletadas estão correlacionadas com características morfológicas. Serão utilizados métodos de análise multivariada para ordenar espécies e locais de coleta. A associação entre morfologia das espécies, as variáveis ambientais e dieta será testada com o teste de Mantel, que será também utilizado para verificar a influência da taxonomia na interpretação dos dados ecomorfológicos. Essas análises deverão mostrar como as espécies estão distribuídas no sistema do ribeirão Grande, que tipo de alimento utilizam e se suas características morfológicas são boas indicadoras da utilização desses recursos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO MANOEL DE SOUZA BRAGA; PEDRO DE MORAES ANDRADE. Distribuição de peixes na microbacia do Ribeirão Grande, Serra da Mantiqueira Oriental, São Paulo, Brasil. IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA, v. 95, n. 2, p. 121-126, . (00/10178-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Pedro de Moraes. Distribuição, dieta e ecomorfologia das espécies de peixes no sistema do Ribeirão Grande, no município de Pindamonhangaba, SP. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.