Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização microquímica de sílicas e de seus produtos de adsorção

Processo: 00/08543-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Fernando Galembeck
Beneficiário:Carlos Alberto Rodrigues Costa
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:95/03636-3 - Morfologia de materiais poliméricos orgânicos e inorgânicos, AP.TEM
Assunto(s):Látex   Sílica   Microscopia eletrônica de varredura   Microscopia de força atômica   Microscopia eletrônica de transmissão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Efm | Sepm | Silica De Stober

Resumo

Partículas monodispersas formam um sistema modelo para estudos de adsorção e catálise, como também para estudos de propriedades do estado sólido dependentes do tamanho das partículas, como confinamento quântico e superplasticidade. Um significativo avanço foi alcançado na preparação de dispersões coloidais uniformes, tanto inorgânicas como orgânicas. Entretanto, esta uniformidade tem sido somente relacionada com o tamanho e a forma das partículas, e pouca informação em relação à uniformidade sobre a composição química. Recentemente foi demonstrada a heterogeneidade e estrutura de domínios de partículas de látexes, que afetam a agregação de partículas, macrocristalização e a formação de filmes. Esta informação ainda não foi avaliada para partículas inorgânicas, razão pela qual decidimos examinar a uniformidade da composição química das partículas de sílica de Stöber. Através da microscopia eletrônica de varredura e de transmissão, e da microscopia de força atômica, nos modos de aquisição de EFM (Electric Force Microscopy) e SEPM (Scanning Electrostatic Probe Microscopy), torna-se possível a determinação da distribuição química e de potencial elétrico em nanopartículas e filmes de sílicas, preparados com diferentes granulometrias. Em uma segunda fase do trabalho, poderemos também observar a adsorção de proteínas em partículas e filmes, através das técnicas descritas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Carlos Alberto Rodrigues. Caracterização microquímica de sílicas de Stöber e de seus produtos de adsorção. 2004. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT) São Carlos.