Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da posicao disco articular em pacientes portadores de dentaduras duplas com e sem sinais de sons articulares, por meio de ressonancias magneticas da articulacao temporo-mandibular.

Processo: 00/05980-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Radiologia Odontológica
Pesquisador responsável:Milton Carlos Goncalves Salvador
Beneficiário:Vinicíus Carvalho Porto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Disco articular   Dentaduras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dentaduras | Disco Articular | Radiografias | Ressoncia Magnetica

Resumo

Objetivar-se-á, neste trabalho, avaliar a posição do disco articular avaliado por meio de Ressonância Magnética (RM) da Articulação Temporomandibular e a sua relação com a presença ou ausência de sons articulares e sinais e sintomas das Desordens Tempormonadibulares detectados clinicamente. O critério de seleção consistira de pacientes utilizando Próteses Totais duplas, confeccionadas na Faculdade de Odontologia de Bauru. Mediante a amostra, será preenchido um questionário clínico-anamnésico, seguido de RM em 10 pacientes com sons articulares e em 10 pacientes sem sons articulares (grupo controle). As imagens serão realizadas em Máxima Intercuspidação Habitual e em Máxima Abertura Bucal. Um único examinador conduzira o preenchimento das fichas e três examinadores analisarão as imagens obtidas das amostras. As ressonâncias serão avaliadas ao negatoscópio, sobrepondo as imagens a um relógio imaginário, cujo centro correspondera ao centro da cabeça do côndilo. A posição do disco será considerada normal quando a sua banda posterior coincidir com a posição de 12 horas do relógio. De acordo com a metodologia aplicada e análise estatística dos resultados, verificar-se-á as possíveis posições que o disco ocupara nos desdentados totais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PORTO, Vinicíus Carvalho. Avaliação da posição disco articular em pacientes usuários de dentaduras duplas e portadores de sons articulares, por meio de ressonância magnética da ATM.. 2002. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.