Busca avançada
Ano de início
Entree

A liberacao do som: o timbre na producao musical de edgard varese.

Processo: 98/01064-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1998
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2000
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
Beneficiário:Gilberto Assis de Oliveira Rosa
Instituição Sede: Programa de Estudos Pós-Graduados em Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos experimentais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dimensoes Do Som | Edgard Varese | Experimental | Processo Composicional | Recursos Sonoros | Timbre

Resumo

O período entre as duas grandes guerras apresentou uma crescente preocupação no que diz respeito ao controle das dimensões do som e a ampliação dos modos de produção sonora disponíveis. No período que se seguiu à produção musical de Anton Webern, diversos compositores se ocuparam do 'timbre' como elemento central de suas obras. Essa pesquisa de mestrado discutirá num primeiro momento, quais os fatores que os levaram a intensificarem o uso do timbre como possibilidade estrutural, e num segundo momento, tomando por base o trabalho musical de Edgard Varèse, a pesquisa dirigirá seu foco de atenção aos procedimentos de redimencionamento do timbre, relacionando-os com as produções musicais subseqüentes, sobretudo a música concreta e a eletrônica, as quais puderam dispor de recursos tecnológicos para o tratamento do parâmetro sonoro em questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)