Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo fitoquimico de especies do cerrado e mata atlantica biomonitorado por linhagens mutantes de saccharomyces cerevisiae.

Processo: 96/00230-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1996
Data de Término da vigência: 30 de abril de 1998
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Vanderlan da Silva Bolzani
Beneficiário:Carlos Alberto Carbonezi
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Especies De Cerrado | Especies De Mata

Resumo

O trabalho fitoquímico biomonitorado vem sendo utilizado nesta última década como uma das alternativas mais eficientes para se obter agentes biológicos potenciais a partir de fontes vegetais. Existem várias triagens utilizadas para este fim. Quando a meta e procurar agentes anticancerígenos, os testes de citotoxidade em células são os mais usuais, embora sejam pouco seletivos e em sua grande maioria demorados e de elevado custo financeiro. Recentemente, as triagens baseadas em mecanismos de aproximação estão sendo utilizadas com sucesso. Uma destas triagens utiliza linhagens mutantes de Saccharomyces cerevisiae deficientes nas vias de reparação e/ou recombinação do DNA e foi desenvolvida por pesquisadores da SmithKline and Beecham Pharmaceutical Co. dos EUA. Este trabalho, ainda inédito no Brasil, visa não apenas a busca de novos agentes anticancerígenos potenciais, mas também a formação de recursos humanos especialistas na área. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)