Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise comparativa das imagens do sistema nervoso central em ressonancia magnetica e espectroscopia na adrenoleucodistrofia ligada ao x.

Processo: 99/07619-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Claudia da Costa Leite
Beneficiário:Maria Teresa Carvalho de Lacerda
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adrenoleucodistrofia (Ald) | Espectroscopia | Ressonancia Magnetica (Rm)

Resumo

Serão estudados prospectivamente os pacientes com confirmação bioquímica da adrenoleucodistrofia(ALD) encaminhados ao Serviço de Ressonância Magnética (RM) do INRAD-HCFMUSP provenientes da Clínica Neurológica do Instituto Central e do Instituto da Criança do HCFMUSP (expectativa de 15 pacientes/ano). Os exames serão realizados após assinatura de consentimento informado pelos pacientes ou seus responsáveis legais. Serão realizadas seqüências multiplanares de RM do crânio, inclusive após a injeção de contraste paramagnético gadolínio. Além disso, será realizada a Espectroscopia de Prótons através da RM (ERM), com volume na área de interesse da substância branca parieto-occipital, que acreditamos que possa ser um bom método e superior à RM para a monitorização destes pacientes. Os exames (RM e ERM) serão realizados na ocasião do diagnóstico e seguimento terapêutico dos pacientes, sendo que no último caso serão feitos a cada 06 meses no grupo etário de 05 a 15 anos (onde a doença clínica é mais grave) e anualmente em maiores de 16 anos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)