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A engenharia pedagógica

Processo: 94/02617-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1995
Data de Término da vigência: 30 de abril de 1996
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Adalberto Marson
Beneficiário:Augusto Zanetti
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino profissional e técnico   Racionalização do trabalho   Disciplina (regra de conduta)   Organização do trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Disciplina Do Trabalho | Ensino Profissionalizante | Racionalizacao | Sistema De Fabrica | Tailorismo

Resumo

O estudo aborda os discursos racionalizadores da segunda metade da década de 20. Pretende examinar os projetos de ensino profissionalizante preconizados pelos engenheiros suíço, fundador do Senai, Roberto Mange, que em linhas gerais teriam fomentado a formação da mão de obra industrial. Muitos historiadores consideraram indícios de aplicação do sistema Taylor, os enunciados difundidos por Mange, contudo estes apresentam singularidades que contradizem o consagrado paradigma taylorista que racionalizar o trabalho fabril. A partir desta primeira leitura constatamos que a lógica da equivalência reprodutora do mesmo reiterada por defensores e críticos da taylorização impediu que aflorasse a similitude, a analogia: vertente da semi-semilhança adaptativa; a evidência que o "sistema disciplinar taylorista nunca chegou a se realizar". (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANETTI, Augusto. A engenharia pedagogica; taylorismo e racionalização no pensamento de Roberto Mange. 2001. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.