Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo citoquimico ultra-estrutural do desenvovlimento ovocitario em serrasalmus spilopleura (teleostei, characiformes, serrasalminae).

Processo: 00/00430-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Recursos Pesqueiros de Águas Interiores
Pesquisador responsável:Irani Quagio Grassiotto
Beneficiário:Ariene Cristina Dias Guimarães
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Vitelogênese   Ultraestrutura   Oogênese   Citoquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citoquimica | Oogenese | Pisces | Ultra Estrutura | Vitelogenese

Resumo

Durante a oogênese e a vitelogênese a atividade metabólica dos oócitos é intensa. Várias vias bio-sintéticas interagem na formação dos componentes e estruturas celulares, destinadas a viabilizar a fertilização e o desenvolvimento inicial do embrião e da larva. Nos oócitos dos teleósteos aparecem e se desenvolvem com esse objetivo, o envelope vitelínico, os alvéolos corticais, as inclusões lipídicas e os grânulos de vitelo. Estudos morfológicos e bioquímicos apontam diferentes sítios e organelas celulares como participantes nesse processo. O emprego de métodos citoquímicos ultra-estruturais que resultem na contrastação intracelular de sítios contendo ribonucleoproteínas; de lipídios; do sistema de endomembranas (retículo endoplasmático e Golgi); do sistema endosoma/lisosoma (vesículas pinocíticas, corpos multivesiculares, lisosomas), podem contribuir para elucidar o seu papel na formação dos componentes dos oócitos. Considerando que as características da biologia reprodutiva de Serrasalmus spilopleura a tornam um modelo potencial para os estudos da gametogênese em peixes neotropicais, pretende-se dar continuidade ao acompanhamento da oogênese e vitelogênese nesse animal, agora através da análise citoquímica ultra-estrutural, visando uma maior compreensão da sua dinâmica celular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUIMARÃES, Ariene Cristina Dias. Estudo citoquimico estrutural e ultra-estrutual do desenvolvimento em Serrasalmus spilopleura (Teleostei, Characiformes, Serrasalminae). 2000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.