Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação do nível tecnológico de empresas para implementação de modelo virtual do produto

Processo: 98/04825-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 1999
Vigência (Término): 31 de maio de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia do Produto
Pesquisador responsável:Klaus Schützer
Beneficiário:Nara Lucia de Souza
Instituição-sede: Centro de Tecnologia. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):CAD/CAM

Resumo

A forte concorrência que os fabricantes de automóveis vêm sofrendo, faz com estes lancem no mercado consumidor carros diferenciados em qualidade e preços num espaço de tempo menor. Com a exigência de redução dos tempos de desenvolvimento, os processos de construção (engenharia) e de desenvolvimento, ocorrem cada vez mais de forma simultânea e distribuída por locais, ou seja, através da divisão de trabalho em parceria com os seus fornecedores [3]. A partir das mútuas relações de fornecimento resultantes disso, surgem as mais diversas exigências de cooperação, através da integração de parceiros e fornecedores [5]. Torna-se necessário haver uma integração entre a indústria automobilística e seus fornecedores. Neste âmbito que este projeto surgiu. O presente projeto de pesquisa apresenta a proposta de uma determinação do nível tecnológico dos fornecedores da indústria automobilística visando à integração com os fornecedores para o desenvolvimento de produto de forma simultânea. Este projeto de pesquisa busca a criação de um conceito para a melhor integração entre fornecedores e a indústria automobilística, desde o grande fornecedor até o pequeno fornecedor, visando um desenvolvimento de produto conjunto de forma simultânea a fim de reduzir os tempos de introdução do produto no mercado. O presente projeto apresenta fatores que devem ser considerados para implementação de um digital mockup (DMU), características tecnológicas que devem ser avaliadas visando à criação de um conceito de como as empresas podem se adequar para o digital mockup (DMU) e quais as vantagens competitivas alcançadas com a implementação desta tecnologia. (AU)