Busca avançada
Ano de início
Entree

Variacoes em propriedades quimicas do solo, desenvolvimento e producao do milho sob cultivo convencional e plantio direto em funcao de doses granulometrias de calcario.

Processo: 99/12882-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 14 de julho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Leonardo Theodoro Bull
Beneficiário:Jose Ricardo Pupo Goncalves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Plantio direto   Aveia preta   Milho   Calagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aveia Preta | Calagem | Matgeria Organica | Milho | Plantio Direto | Preparo Convencional

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar as alterações químicas de um Latossolo Vermelho Escuro submetido a diferentes doses, modos de aplicação e granulometrias de calcário, avaliando seus efeitos no desenvolvimento e na produção do milho sob cultivo convencional e plantio direto. O experimento será realizado no município de Botucatu, SP, no delineamento experimental de blocos casualizados com parcelas subdivididas e quatro repetições. As parcelas serão constituídas por dois tratamentos: preparo convencional do solo (PC) e sem preparo do solo, com plantio direto (PD). As subparcelas serão constituídas por três doses de um mesmo calcário dolomítico com duas granulometrias, constituindo seis tratamentos. As doses de calcário serão baseadas na necessidade de calagem (NC) para a cultura do milho- (D1-1/3 NC; D2-2/3 NC; D3-NC) e as granulometrias do calcário serão obtidas por diferentes moagens, sendo uma mais grosseira produzindo um calcário com 65% de PRNT (M1) e outra mais fina, gerando um calcário com 85% de PRNT (M2). Será implantada a cultura do milho no verão seguida de aveia preta no inverno. Serão determinal variáveis no solo e na solução do solo e monitorada a reatividade do calcário e avaliadas variáveis de crescimento e produção do milho, além da composição química da planta e da cobertura vegetal do solo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONCALVES, Jose Ricardo Pupo. Granulometria e doses de calcário na cultura do milho e em atributos químicos do solo, em sistemas convencional e direto. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.