Busca avançada
Ano de início
Entree


Granulometria e doses de calcário na cultura do milho e em atributos químicos do solo, em sistemas convencional e direto

Texto completo
Autor(es):
José Ricardo Pupo Gonçalves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Botucatu. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Leonardo Theodoro Büll
Resumo

O trabalho objetivou avaliar as alterações nas propriedades químicas do solo, no desenvolvimento e produção do milho (Zea mays L.) sob cultivo convencional e semeadura direta em função da aplicação de calcário dolomítico com diferentes granulometrias e doses. O experimento foi conduzido no município de Botucatu, no período de 1999 a 2002, em um Latossolo Vermelho Distroférrico. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados com parcelas subsubdivididas e quatro repetições. As parcelas foram constituídas por dois sistemas de cultivo: convencional (CC) e semeadura direta (SD); as subparcelas foram estabelecidas pela aplicação de calcário dolomítico com duas granulometrias: fino, com PRNT de 95%, e grosso, com PRNT de 56%; as subsubparcelas foram estabelecidas pela aplicação de três doses de calcário definidas em função da dose para elevar a saturação de bases a 70%: dose recomendada (DR), 1/3 de DR e 2/3 de DR. Os resultados evidenciaram alterações nas propriedades químicas do solo, com aumento de pH, Ca e Mg trocáveis, soma de bases, CTC, V% e redução da acidez potencial, no SD, até 10cm de profundidade, com diferenças significativas em relação ao CC até 36 meses após a aplicação do calcário. Nas maiores profundidades, 10-20 e 20-40 cm, houve uma inversão, e os efeitos na neutralização da acidez do solo foram mais pronunciados no CC que no SD. O calcário com PRNT de 95% proporcionou melhor neutralização da acidez do solo em relação ao calcário com PRNT de 56%, até 10 cm de profundidade. Na camada 20 a 40cm, os níveis de matéria orgânica foram mais elevados no CC que no SD, 12 meses após aplicação do calcário. Neste mesmo período, o calcário fino apresentou melhor efeito que o calcário grosso sobre o teor de matéria orgânica na camada 5 a 10cm... (AU)

Processo FAPESP: 99/12882-9 - Variacoes em propriedades quimicas do solo, desenvolvimento e producao do milho sob cultivo convencional e plantio direto em funcao de doses granulometrias de calcario.
Beneficiário:Jose Ricardo Pupo Goncalves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado