Busca avançada
Ano de início
Entree

Genotipagem e quantificacao de citomegalovirus humano em hospedeiros imunocomprometidos.

Processo: 97/14280-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2000
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Sandra Cecília Botelho Costa
Beneficiário:Dulcinéia Martins de Albuquerque
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas de genotipagem   Quantificação   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citomegalovirus ( Cmv ) | Genotipagem | Monitoramento Antiviral | Pcr | Quantificacao

Resumo

As glicoproteinas do envelope do citomegalovírus (CMV) são provavelmente essenciais para a entrada viral nas células hospedeiras e são importantes alvos da resposta imune humana como anticorpos de neutralização do vírus. Certas regiões do gene da glicoproteína B (gB) e da glicoproteína H (gH) são altamente variáveis entre as diferentes linhagens do vírus. A amplificação pela Reação em Cadeia catalisada pela Polimerase (PCR), de fragmentos curtos da seqüência variável de uma região conservada, combinada com análise de restrição de regiões polimórficas de produtos amplificados, é eficaz para diferenciação entre tipos de CMV. E possível que a variação genética dos genes funcionalmente importantes possam influenciar a virulência de linhagens de CMV humano. Para diferenciar uma simples viremia de doença invasiva dos órgãos, torna-se necessário um procedimento de quantificação do DNA do CMV no hospedeiro, além do que a determinação da carga viral pode permitir melhor monitoramento de progressão da doença e de terapia antiviral. Neste trabalho uma seqüência do gene da glicoproteína B de aproximadamente 300 pb, amplificada pelos primers gB 1319 e gB 1604, será submetida à digestão com as enzimas Rsa I e Hinf I e o produto da amplificação através dos primers gH 172 e gH 203 para o gene da glicoproteína H será submetido à digestão com "a enzima Hha I, afim de se identificar as diferentes linhagens de CMV em pacientes imunocomprometidos em seguimento no Hospital de Clínicas da Unicamp, Campinas - S.P. Para determinar a carga viral do CMV presente neste grupo de pacientes, será aplicado um procedimento através do uso de um Kit de detecção quantitativa do DNA de CMV, "Viral Quant" (BioSource, Europe S. A), com a finalidade de monitorizar a terapia antiviral e como preditivo de doença por CMV. A análise dos dados será realizada através de uma comparação entre os resultados obtidos por este trabalho com aqueles fornecidos pela literatura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALBUQUERQUE, Dulcinéia Martins de. Genotipagem e quantificação de citomegalovirus humano em hospedeiros imunocomprometidos. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.