Busca avançada
Ano de início
Entree

Carga viral e genotipagem do vírus de Epstein-Barr (EBV) e análise da frequência das variantes do gene viral bnlf-1 em indivíduos portadores do vírus da imunodeficiência humana 1 (HIV-1)

Processo: 08/54927-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Suzane Ramos da Silva
Beneficiário:Leila Bertoni Giron
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Carga viral   HIV   Reação em cadeia da polimerase em tempo real

Resumo

O vírus de Epstein-Barr (EBV) descrito em cultura de células provenientes de um caso de linfoma de Burkitt, tumor comumente observado em crianças da região sub-Saara na África. O EBV está presente em mais de 90% da população mundial, infectando células epiteliais e linfócitos B. O vírus é capaz de imortalizar linfócitos B humanos em cultura celular e está associado ao desenvolvimento da forma endêmica do linfoma de Burkitt e do carcinoma indiferenciado de nasofaringe em 100% dos casos. Adicionalmente é detectado em parcela dos casos de linfomas não-Hodgkin (particularmente em indivíduos imunocomprometidos), do linfoma de Hodgkin clássico e do adenocardnoma gástrico. A terapia anti-retroviral combinada de alta potência (HAART) contribuiu de modo significativo para diminuição na morbidade e mortalidade em decorrência da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). A despeito da diminuição observada nos casos de sarcoma de Kaposi após a introdução da HAART, o mesmo não foi verificado em linfomas, cujo risco é aumentado em indivíduos infectados pelo HIV. Ressalta-se que ainda não está claro o impacto desta terapia anti-retroviral na incidência de linfomas em indivíduos portadores do HIV principalmente os causados por vírus oncogênicos como o vírus associado ao sarcoma de Kaposi/Herpesvírus Humano tipo-8 (KSHV/HHV-8) e o EBV. O presente estudo visa detectar o EBV em amostras de sangue periférico de 100 pacientes portadores do HIV atendidos no Hospital-Dia de HlV/Aids da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Nos casos EBV-positivos será efetuada a quantificação de carga viral pela técnica de reação em cadeia da polimerase em tempo real (qPCR). Adicionalmente esses casos serão analisados quanto ao genótipo viral presente e freqüência das variantes do gene viral BNFL-1, que codifica a oncoproteína LMP-1 do EBV. Os dados obtidos serão correlacionados com informações clínico-epidemiológicas e de seguimento dos pacientes, incluindo carga viral do HIV-1, contagem de linfócitos T CD4+ e CD8+ e resposta ao tratamento anti-retroviral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAZ DA SILVA, ANA PAULA; GIRON, LEILA BERTONI; DA SILVA, SUZANE RAMOS; BARBOSA, ALEXANDRE NAIME; MONTEIRO DE BARROS ALMEIDA, RICARDO AUGUSTO; DE OLIVEIRA, DEILSON ELGUI. Human gammaherpesviruses viraemia in HIV infected patients. Journal of Clinical Pathology, v. 68, n. 9, p. 726-732, SEP 2015. Citações Web of Science: 2.
GIRON, LEILA BERTONI; DA SILVA, SUZANE RAMOS; BARBOSA, ALEXANDRE NAIME; MONTEIRO DE BARROS ALMEIDA, RICARDO AUGUSTO; DE SOUZA, LENICE DO ROSARIO; DE OLIVEIRA, DEILSON ELGUI. Impact of Epstein-Barr Virus Load, Virus Genotype, and Frequency of the 30 bp Deletion in the Viral BNLF-1 Gene in Patients Harboring the Human Immunodeficiency Virus. Journal of Medical Virology, v. 85, n. 12, p. 2110-2118, DEC 2013. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.