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Ideias e praticas construtivas entre professores de ciencias.

Processo: 02/14181-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Cilene Ribeiro de Sa Leite Chakur
Beneficiário:Vânia Galindo Massabni
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Prática de ensino   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construtivismo Piagetiano | Ensino De Ciencias | Pratica De Ensino

Resumo

Atualmente, os professores de escolas de Ensino Fundamental têm recebido orientações que sugerem o uso do construtivismo, como, aquelas presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), uma proposta de currículo nacional lançada pelo Governo Federal, acompanhada de outras mudanças educativas. No entanto, os professores parecem não ter claro como aplicar, em sua prática, as idéias da teoria construtivista de Piaget, mesmo porque muito do que se tem divulgado como construtivista parece extrapolar os princípios teóricos do construtivismo piagetiano e comprometem a formação do aluno, como a idéia de que o conteúdo perdeu importância na educação escolar. Essa prática terá que ser elaborada pelos docentes a partir de suas próprias concepções sobre o construtivismo e pode se confrontar com limitações impostas pelo cotidiano e sua organização, entre outras. Sendo assim, este estudo buscará identificar e analisar concepções e práticas construtivistas de professores de Ciências do Ensino Fundamental, caracterizando-as e relacionando-as aos princípios da teoria de Piaget e ao contexto político-educacional mais amplo. Como metodologia, serão aplicados, inicialmente, questionários para 10 professores de escolas públicas, que revelem se orientar pelo construtivismo e que serão entrevistados. Destes, 3 serão acompanhados em aulas para observação da prática por 1 semestre. A análise será qualitativa, orientada por princípios construtivistas a serem sintetizados. (AU)

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