Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da sazonalidade e de características do funículo espermático, escroto e testículos sobre a produção e qualidade espermática de touros (Bos taurus e Bos indicus) em centrais de inseminação artificial

Processo: 97/10875-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 1998
Vigência (Término): 31 de maio de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Antonio Emidio Dias Feliciano Silva
Beneficiário:Leonardo Fonseca Castro de Brito
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Escroto   Sazonalidade   Sêmen   Testículo

Resumo

Serão analisados os dados de produção e qualidade espermática, do período de um ano, de 90 touros Bos taurus e Bos indicus em regime de colheita de sêmen em duas centrais de inseminação artificial. Serão avaliados o número de ejaculados desprezados, volume do ejaculado, taxa de motilidade e vigor (antes e após a congelação e após Teste de Termo-Resistência), concentração, total de células vivas, defeitos espermáticos maiores, menores e totais. Com o objetivo de determinar os efeitos da sazonalidade, esses dados serão relacionados com dados de temperatura e umidade relativa do ar. Baseado na variação da produção e qualidade espermática os touros serão classificados em termos-resistentes e termos-sensíveis. Posteriormente, serão realizados exames dos: funículos espermáticos, para determinação do comprimento, diâmetro e espessura da camada de gordura que os recobre; escroto, para avaliação da forma e temperatura da superfície; e testículos, para determinação do comprimento, largura, circunferência escrotal e eco-textura testicular. Serão avaliadas as relações entre os dados de produção e qualidade espermática; termo-resistência e termo-sensibilidade; e características do funículo espermático, escroto e testículo, com o objetivo de contribuir com dados que possam ser usados como critérios de seleção de touros, visando à obtenção de máxima eficiência reprodutiva. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRITO‚ LFC; SILVA‚ A.; RODRIGUES‚ LH; VIEIRA‚ FV; DERAGON‚ LAG; KASTELIC‚ JP. Effect of age and genetic group on characteristics of the scrotum‚ testes and testicular vascular cones‚ and on sperm production and semen quality in AI bulls in Brazil. Theriogenology, v. 58, n. 6, p. 1175-1186, 2002.
BRITO‚ LFC; SILVA‚ A.; RODRIGUES‚ LH; VIEIRA‚ FV; DERAGON‚ LAG; KASTELIC‚ JP. Effects of environmental factors‚ age and genotype on sperm production and semen quality in< i> Bos indicus and< i> Bos taurus AI bulls in Brazil. Animal Reproduction Science, v. 70, n. 3, p. 181-190, 2002.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRITO, Leonardo Fonseca Castro de. Efeito de características morfológicas do escroto, funículos espermáticos e testículos sobre a termorregulação e a produção e qualidade espemática em touros. 163 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.