Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da sindrome de caquexia associada ao cancer sobre aspectos morfo-funcionais de hepatocitos periportais e perivenosos de ratos portadores do tumor de walker-256.

Processo: 99/08673-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Marilia Cerqueira Leite Seelaender
Beneficiário:Melissa Kazantzis
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Caquexia   Metabolismo dos lipídeos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caquexia | Hepatocitos Periportais | Hepatocitos Perivenosos | Heterogeneidade Hepatica | Metabolismo Lipidico | Prostalglandina E2

Resumo

Existem diferenças morfo-funcionais entre as células do parênquima hepático que resultam da distribuição heterogênea de oxigênio, metabólitos e hormônios imposta pela microvascularização do órgão. Situações não-fisiológicas, capazes de alterar os fatores responsáveis pelo estabelecimento do padrão zonal de distribuição de enzimas, da expressão de proteínas e da ultra-estrutura de hepatócitos alocados nas diferentes sub-zonas acinares podem modificar as características inerentes às diferentes populações deste tipo celular. A caquexia associada ao câncer é uma síndrome que envolve distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios no organismo hospedeiro, assim como modificações nas concentrações plasmáticas de diversos metabólitos e substâncias mediadoras e embora vários trabalhos já tenham demonstrado muitas das modificações sofridas pelo parênquima hepático em decorrência da presença do tumor, poucos trabalhos abordam seletivamente as diferentes populações de hepatócitos. O presente trabalho pretende estudar algumas das modificações ultra-estruturais e bioquímicas, especialmente aquelas relacionadas ao metabolismo lipídico, sofridas distintamente pelas sub-populações de hepatócitos de animais portadores do carcinossarcoma de Walker 256. Ainda, será investigada a contribuição da PGE2 para as alterações observadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)