Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da associacao entre mortalidade e poluicao atmosferica na cidade de sao paulo com base em dados de autopsia - aspectos epidemiologicos e metodologia estatistica.

Processo: 00/08338-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Julio da Motta Singer
Beneficiário:Gleice Margarete de Souza Conceição
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição atmosférica   Análise de dados longitudinais   Modelos estatísticos   Mortalidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dados De Autopsia | Dados Longitudinais | Modelos Estatisticos | Mortalidade | Poluicao Atmosferica

Resumo

CONTEXTO: Na cidade de São Paulo foram observadas associações entre a poluição atmosférica e o número de óbitos por causas respiratórias e, ao contrário do que foi observado em outros países, nenhuma associação com a mortalidade por doenças cardiovasculares foi estabelecida. Esta discrepância pode ser devida à utilização de diferentes critérios para o estabelecimento da causa do óbito ou ao uso de informações pouco precisas sobre a causa do óbito. OBJETIVOS: a)avaliar a associação poluição-mortalidade em São Paulo utilizando dados mais precisos e confiáveis sobre o diagnóstico da causa do óbito, obtidos das autópsias realizadas pelo Serviço de Verificação de Óbitos da Capital (SVOC-USP); b)verificar se o efeito da poluição está mais especificamente ligado às doenças respiratórias ou às cardiovasculares. MATERIAL: informações sobre todas as autópsias realizadas pelo SVOC nos anos de 1998 e 1999; concentração diária de poluentes (PM10, SO2, CO, NO2 e ozônio) obtidas da CETESB; dados de temperatura e umidade do ar obtidas do IAG-USP. MÉTODO) Ajuste de Modelos Aditivos Generalizados - regressão de Poisson, onde a variável de interesse será o número de óbitos por causas respiratórias ou cardiovasculares. As variáveis explicativas serão o tempo, funções de temperatura e de umidade e a concentração de poluentes. Serão utilizadas curvas de alisamento para modelar a sazonalidade, e levar em conta a existência de associações não lineares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)