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Memórias de audições: os ouvintes das canções da Bossa Nova: Rio de Janeiro, décadas de 50 e 60

Processo: 99/11987-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Silvia Helena Simões Borelli
Beneficiário:Simone Luci Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bossa nova   Memória cultural   História da música   Recepção (comunicação)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campo Da Musica | Cotidiano | Historia (Anos 50 E 60) | Memoria | Recepcao / Leitura | Relacoes Sociais De Genero

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo rastrear a multiplicidade de leituras das canções da Bossa Nova através da interpretação das audições feitas pelos seus ouvintes, levando-se em consideração as particularidades e especificidades da recepção de gênero (masculino e feminino). Para tanto, procura-se documentar a recepção através do cotidiano na cidade do Rio de Janeiro, que será interpretado valendo-se da imprensa da época, das memórias dos bossanovistas e dos ouvintes, das músicas da Bossa Nova e de uma sondagem acerca do campo da música naquele período. A busca pela compreensão desta audição, que nunca é passiva, mas ativa na atribuição de significados e de crítica social, pode permitir uma compreensão dos papéis sociais e históricos desempenhados por estes sujeitos das décadas de 50 e 60, e verificar até que ponto estes estão ausentes dos documentos "oficiais" da Bossa Nova - que são a vasta bibliografia existente sobre o assunto - que parecem não contemplar o seu público receptor como atribuidores de significações. O objetivo não é substituir uma história dos autores por uma história dos receptores, nem tampouco traçar perfis de gênero entre os ouvintes homens e mulheres/fazendo o paralelo entre uma “história dos homens" e uma "história das mulheres", mas trazer para a interpretação a ambiguidade a tensão o diálogo, o relacional. (AU)

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